Saude Mental
PSICOLOGIA DA SAÚDE MENTAL
Ricos psicossociais e a saúde mental
Docente: Prof. Dra. Maria João Cunha
Discentes: Joana Moutinho nº 18062 Lucília Maria Brochado dos Santos, nº 18466 Maria de Fátima Marques, nº 18350 Paula Cristina dos Santos Resende, nº17763 Ricardo Mendes nº18357
Ano Lectivo 2010/2011
Índice
Introdução 3
Riscos Psicossociais 4
Os tipos riscos psicossociais 5
Alguns tipos de trabalhos preditores de riscos psicossociais. 6
Guião dos riscos psicossociais 6
Emoções e Humor 7
Perturbações associadas aos riscos psicossociais 7
Depressão 8
Ansiedade 10
Factores de risco profissional para transtornos de ansiedade 10
Referências bibliográficas 14
Introdução
O presente trabalho procura compreender, a relação entre os ricos psicossociais no trabalho e as perturbações de humor. Neste sentido muito oportuno dentro do contexto da unidade curricular da psicologia da saúde ocupacional que segundo Coelho (2009) os riscos psicossociais são riscos emergentes da saúde ocupacional. Por risco emergente entende-se um risco novo, que está aumentar e cujos efeitos sobre a saúde dos trabalhadores estão a agravar-se.
Numa primeira fase tentaremos identificar o conjunto de riscos psicossociais no contexto laboral.
Num contexto quase experimental, sugerimos um guião possível para executar uma avaliação aos significados atribuídos dos trabalhadores e o seu ambiente laboral.
E por fim vamos mergulhar no mundo das emoções e perturbações, principalmente as perturbações de humor, as suas limitações e a privação que estás podem provocar no individuo e na organização em que este labuta.
O interesse deste trabalho está cada vez mais emergente, visto que a sociedade as suas exigências de trabalho, os mecanismos produtivos ou o tempo dispensado nas tarefas de produção, em oposição aos