Van e edifact
Segundo a Associação Brasileira de Automação o conceito de VAN`s (Value Added Network): São empresas que oferecem uma rede privada, confinada aos assinantes, que controlam o fluxo de informações enviadas pelos parceiros comerciais. As VAN`s gerencia caixas postais virtuais para armazenamento de documentos eletrônicos, da seguinte forma: parceiro A envia mensagem ao parceiro B, a mensagem é enviada para VAN, que deixará as informações na caixa de postal do parceiro B (destinatário), dessa forma o mesmo tem acesso as mensagens endereçadas a ele.
Segurança, o constante recebimento de notificações de entrega e recebimento de informações é grandes vantagens oferecidas por estas empresas, evitando que alguns dos parceiros envolvidos na comunicação empresarial deixem de receber qualquer informação importante enviada a ele, reduzem a complexidade da gestão de uma rede de comunicações coorporativa.
Todos os elementos envolvidos num processo mercantil, ou seja, fornecedor, fabricante e distribuidor ligados ao sistema EDI através de uma VAN (Value Added Network), tem a vantagem de acesso direto a dados ligados a contabilidade e de estoque diariamente em tempo real e a qualquer hora.
ESTRUTURA DE UMA VAN Atuação da VAN * Intermediárias no tráfego de mensagens; * Armazenamento de mensagens; * Integridade e Segurança; * Tradução de mensagens; * Intervans (Interoperabilidade). As VAN’s oferecem aos seus assinantes muito mais do que transmissão de dados, atuando também como parceiras de confiança que garantem a segurança das transmissões. Assim, se a empresa não recebe a confirmação em relação à entrega de determinado documento, a VAN tem a possibilidade de verificar onde o processo foi interrompido. Empresas que dominam 95% do mercado de EDI-VAN: Embratel, GE (Global Exchange Services), IBM Brasil e Proceda.
"Ao utilizar processos estruturados e otimizados, as empresas compradora e fornecedora podem aplicar melhor o tempo de