Conceitos do edi
EDI (Electronic Data Interchange)
CURITIBA – 2011
FACULDADES PADRE JOÃO BAGOZZI
DAYANE FERREIRA
MARCOS MONCZAK
NIKOLAS AMORIM
EDI (Electronic Data Interchange)
CURITIBA – 2011
1 Introdução Um sistema criado para otimizar o processo comercial, antes lento e burocrático por papeis que hoje através de via eletrônica se torna muito rápido e integrado, alem de que tem aplicação entre vários departamentos internos e também por clientes e fornecedores externos que utilizam o mesmo sistema, e necessitam de respostas rápidas que são por meio eletrônico podem passados em tempo real, tanto para pedidos como solicitações e tantos outros atributos que possam ser agregados, para dados fornecidos e recebidos eletretronicamente entre empresa, fornecedores, órgão fiscal, instituição financeira e cliente onde todos podem se interagir.
2 Conceito
O EDI (Electronic Data Interchange, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) é uma ferramenta que viabiliza a troca de documentos comerciais eletronicamente e com isso possibilita minimizar a quantidade de erros gerados pela redigitação e o volume de papel ao mesmo tempo aumenta a eficiência e a eficaz na comunicação entre os parceiros comerciais. Única ferramenta de e-commerce (comércio eletrônico) que está adequada a um contexto automatizado e globalizado, que compõe mensagens padronizadas e utiliza os serviços de VAN.
Comparação entre o fluxo tradicional e o EDI
Entrada de Dados
Geração de Documentos
Enviar de Documentos
Correio, FAX, e-mail etc.)
Enviar de Documentos
(Eletronicamente)
Receber os Documentos
Digitação dos Dados
Ação
Muitas empresas utilizam computadores para organizar os processos comerciais e administrativos ou ainda para editar textos e documentos. A maioria das informações é inserida no computador manualmente. Assim, quando a empresa se comunica, esses dados são transmitidos diretamente dos seus computadores para seus parceiros comerciais. O modo mais prático é