Estruturas de dados
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
RUBEN MOTTA MUSSI DE SOUZA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Pelotas
2011
RUBEN MOTTA MUSSI DE SOUZA
ATIVIDADE INTERDICIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso de análise de sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Atividade de portfólio].
Pelotas
2011
FIFO
FIFO (acrônimo para First In, First Out, que em português significa primeiro a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo fila.
As listas são amplamente utilizadas em programação para implementar filas de espera. Em uma fila de tipo FIFO os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada. A idéia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retirar o elemento do início.
Como exemplo de aplicação para filas, pode-se citar a fila de processos de um sistema operacional. Nela, é estabelecido um tempo t a ser usado por cada um dos processos. Se durante a execução de um processo o tempo passa de 0 a t, este é posto na fila e o processo seguinte é executado. Se o processo seguinte não terminar de ser executado no tempo t, ele é posto na fila e o processo subsequente é executado, e assim por diante até todos os processo serem executados.
Em termos de controle de estoque, refere-se a um método de armazenamento onde os itens são consumidos por ordem de chegada.
FILO
LIFO (acrônimo para a expressão inglesa Last In, First Out que, em português significa último a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo pilha. É equivalente a FILO, que significa First In, Last Out .
O conceito de pilha é amplamente utilizado na informática, como, por exemplo, durante a execução de um programa, para o armazenamento de valores de variável local a um bloco e também para conter o endereço de retorno do trecho de programa que chamou a função ou