Motores elétricos
IX
Motores Elétricos
Um motor elétrico é uma máquina capaz de transformar energia elétrica em energia mecânica, utilizando normalmente o princípio da reação entre dois campos magnéticos. Os motores por suas características de construção e funcionais, podem ser classificados genericamente como: (a) de corrente contínua, (b) de indução ou assíncronos e (c) síncronos. Este texto apresentará em detalhes apenas os motores de indução trifásicos e monofásicos. Do motor síncrono será dada apenas uma descrição, sendo q os motores de corrente contínua não serão ue abordados.
IX.1 Motores de Indução Trifásicos (MIT)
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: um Estator e um Rotor. O estator constitui a parte estática de um motor e o rotor sua parte móvel. O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos que deverão criar um campo magnético no estator. O rotor, composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente como o estator, tem também o formato de um anel (vista frontal), com os enrolamentos alojados longitudinalmente. O motor de indução é o motor de construção mais simples. Estator e rotor são montados solidários, com um eixo comum aos “anéis” que os compõem. A aplicação de uma tensão nos enrolamentos do estator irá fazer com que apareça uma tensão nos enrolamentos do rotor. Assim o estator pode ser considerado como o primário de um transformador e o rotor como seu secundário. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. A figura 1 apresenta esquematicamente um MIT.
Figura 1 – Máquina de indução Conforme se pode observar na figura 1b, no estator de uma MIT os enrolamentos, ou bobinas, são em número de três. Estas bobinas, alojadas nas ranhuras do