Edi - electronic data interchange
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINITRAÇÃO
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDI
Electronic Data Interchange
CAMPINAS - SP
2010
EDI
Electronic Data Interchange
Trabalho de Tecnologia da Infrmação, elaborado como parte da Avaliação do Primeiro Semestre da Faculdade de Ciências Contábeis do Centro de Economia e Administração da Pontifica Universidade Católica de Campinas.
Orientador: Professor
PUC - CAMPINAS - SP
2010
1. SUMÁRIO
2. OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é a análise da utilização do EDI e a apresentação dos seus principais conceitos. A necessidade de agilidade na troca de informações dentro da cadeia de suprimentos, faz do EDI uma poderosa ferramenta para as companhias. As maiores dificuldades para a implementação do EDI são problemas com a padronização e os altos custos iniciais, que podem ser amenizados com a sua utilização via Internet.
3. INTRODUÇÃO Segundo a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Comércio Eletrônico e do EDI , a definição de EDI, sigla de Electronic Data Interchange, é:
"a transferência eletrônica de dados estruturados segundo uma norma pública, entre aplicações informáticas de diferentes organizações" Não se trata de um novo conceito revolucionário, mas sim de uma evolução natural, proveniente da banalização da informática e das telecomunicações no seio das organizações empresariais, que vem substituir a documentação de papel como suporte a atividades comerciais e/ou administrativas por documentos informatizados. Desta forma, as encomendas de uma empresa, em vez de serem impressas e enviadas por correios aos seus fornecedores, podem, ser formatadas de acordo com normas internacionais e transmitidas eletronicamente aos seus fornecedores através de uma rede de