Vamos a luta
O Coletivo Vamos a Luta é uma juventude que se organiza, nacionalmente, para reivindicar o livre acesso de todos os jovens a educação gratuita e de qualidade, seja no ensino fundamental, médio ou universitário. Somos uma juventude que atua nos grêmios, greves, passeatas, ocupações, nas ruas e redes sociais. Inspiramo-nos na juventude secundarista chilena que nos últimos anos saiu a lutar em defesa de uma educação pública. Somos indignad@s, como a juventude européia, com a falta de futuro imposta pelo mercado e pelo sistema para nossa geração, que acredita na necessidade de construir uma democracia real.
Nacionalmente construímos a oposição de esquerda na UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). A UBES é a entidade de representação máxima dos estudantes de ensino médio no Brasil, que lutou e contribuiu para a queda da ditadura brasileira, contra a corrupção e pelo impeachment de Collor, pela defesa do petróleo brasileiro nos anos 50 e etc. Hoje Somos oposição a diretoria majoritária (UJS/PCdoB) da UBES, que a mais de 20 anos deixou de representar os interesses dos estudantes e de uma educação de qualidade para defender os interesses do Governo Federal. A UBES se tornou um balcão de negócios para Lula e Dilma (PT/PMDB) que só no ultimo período cortou mais de 5 bilhões de reais da área da educação.
No Rio de Janeiro, fizemos parte da juventude que construiu a Primavera Carioca, ao lado de Marcelo Freixo, contra o PMDB do Eduardo Paes que quer privatizar o Maracanã e beneficia as empresas de ônibus. Somos a juventude que protagonizou as lutas contra o aumento da passagem de ônibus em Belém e que barrou a proposta do PSDB no Pará de extinção do Convênio/vestibular na rede estadual de ensino. Estivemos na luta com os estudantes de Uberlândia contra o fim do PAAES, pela implementação das costas na UFU e contra o aumento da tarifa de ônibus.
Convidamos você a