Trabalho sobre semicondutores
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
ELETRÔNICA I
Elídio Arimatéia Ferreira EE10216-52
PESQUISA BIBLIOGRAFICA SOBRE SEMICONDUTORES E TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE CIRCUITOS INTEGRADOS
São Luis - MA
2012
RELATÓRIO Nº 01 (Trabalho feito para obtenção da nota parcial referente a primeira nota relativa a disciplina de Eletrônica I ministrada pelo professor Nelson José Camelo no 2º semestre de 2012.)
São Luis - MA
2012
1. INTRODUÇÃO
Os materiais semicondutores estão entre um meio termo, entre matérias isolantes e condutores, como o próprio nome sugere com o prefixo semi.
Um material condutor é um material que, sujeito a uma diferença de potencial, sustenta um fluxo usual de cargas, ou seja, permite a passagem de corrente elétrica.
Já um material isolante oferece um nível muito baixo de condutividade quando sujeito a uma diferença de potencial.
Um semicondutor, portanto é um material que possui um nível de intermediário de condutividade e de isolação.
2. SEMICONDUTORES
3.1 Características gerais dos semicondutores.
Os materiais semicondutores mais utilizados tecnologicamente e mais abundantes na natureza são o Silício (Si) e Germânio (Ge). O que caracteriza fundamentalmente um semicondutor é o fato de possuírem quatro elétrons em sua camada de valência, permitindo assim que cada átomo, de silício (Si), por exemplo, realize ligações covalentes com quatro átomos.
O silício (Si) e o germânio (Ge) são encontrados sob a forma cristalina, ou seja, são substâncias que possuem uma estrutura cúbica, tendo seus átomos ocupando os vértices desse cubo.
3.2 Semicondutores Intrínsecos.
São semicondutores encontrados na natureza na sua forma mais pura, ou seja, sem nenhum tipo de impurezas. Os cristais dos semicondutores intrínsecos sendo assim só possuem átomos das espécies contidas em suas fórmulas químicas.
Fig. 01 – Exemplo de um cristal de silício (Si) puro.