Valvulas
INSTRUMENTAÇÃO
TRABALHO DE VALVULAS
INSTRUMENTAÇÃO
Sumário
Introdução 3
Objetivo 4
Desenvolvimento 5-15
Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução
As válvulas são usadas em diversas aplicações como, por exemplo, serviço de liga-desliga, prevenção de vazão reversa, controle e alivio de pressão, limitação de vazão, entre outras. A mais importante função das válvulas é o controle automático e contínuo do processo.
Devido a suas múltiplas funções, há grande variedade de tipos e subtipos de válvulas, cuja escolha adequada não depende só das características de operação, como da natureza do fluido, condições de pressão, temperatura e forma de acionamento. De forma a ser a seleção da válvula a de maior importância, tanto sob o ponto de vista da operação quanto do aspecto dos custos envolvidos.
Este trabalho abordará as principais válvulas, bem como suas funções e características.
Objetivo
Desenvolver ao máximo nosso conhecimento a respeito do assunto abordado para que em um futuro próximo possamos usufruir do mesmo.
DESENVOLVIMENTO
Válvulas
A válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente, as válvulas se abrem e fecham, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para o funcionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos. O controle de pressão também é outra função de suprimentos industriais como as válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, que podem também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.
Entre os tipos de válvulas estão, algumas abaixo:
Válvula esfera
Consiste em um obturador esférico