Valvulas
A pneumática é a ciência que utiliza o ar como fluido que realiza um trabalho.
Desta maneira, em Pneumática Industrial, o que ocorre é uma transformação da energia pneumática em energia mecânica por meio de elementos de trabalho. Os principais elementos de trabalho são os cilindros, ou atuadores, e as válvulas.
O ar é produzido por compressores, tratado por um componente chamado
Lubrefil (Lubrificante, Filtro e Regulador de Pressão) e distribuído por intermédio de redes pneumáticas. Não é objetivo desta apostila tratar destes tópicos.
Uma vez na rede, o ar é direcionado pelas válvulas para que os cilindros possam realizar seus movimentos lineares ou rotativos. As válvulas que direcionam o ar para os cilindros são conhecidas como “válvulas direcionais”.
Válvulas direcionais
Para se traçarem circuitos pneumáticos, as válvulas ganham representações esquemáticas, que pretendem simular seu funcionamento interno, pouco tendo a ver, portanto, com seu princípio construtivo.
As válvulas direcionais são sempre representadas por um retângulo.
- Este retângulo é dividido em quadrados.
- O número de quadrados representados na simbologia é igual ao número de posições da válvula, representando a quantidade de movimentos que executa através de acionamentos. O número de vias é a quantidade de conexões de trabalho que a válvula possui.
São consideradas como vias a conexão de entrada de pressão, conexões de utilização e as de escape.
Para fácil compreensão do número de vias de uma válvula de controle direcional podemos também considerar que:
3
Identificação das vias pneumáticas
As principais normas seguidas no Brasil, que dizem respeito à identificação das vias pneumáticas são a alemã DIN (Deutsche Normen) 24300 e a americana ISO
(Internation Organization for Standardization)1219 (partes I e II).
Tabela 1 – Identificação das vias pneumáticas
Assim, sejam as válvulas e as vias identificadas:
2
2
1
1
3
4
2
4
1
3
5
2
3
1
Figura – Identificação das vias