valorização do magisterio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA
Acadêmic@: Silvia Turolla Peres Chaves Data: 10/03/2012.
Curso: Licenciatura em Pedagogia. Turma: 05.
Disciplina: Políticas públicas e Gestão Educacional I
Orientador Acadêmico: Kátia Cristina Carse Alcover.
Após o estudo do texto faça uma análise comparativa entre a política educacional dos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva. No seu texto procure destacar aspectos como o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE 2001 – 2010), a gestão democrática, a universalização da educação básica e a valorização do magistério.
Valorização do Magistério
No governo do FHC eles realizam mudanças na Educação Escolar e uns dos conteúdos curricular foi na gestão do sistema educacional e da escola alterando as bases da formação do trabalho e cidadania. A Emenda Constitucional nº 14 deu a nova redação ao artigo 60 a qual o fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino fundamental e de valorização dos profissionais do Magistério (FUNDEF), a LDB e o plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado por meio da Lei n° 10.172, 09 de janeiro de 2001.
Foi uns dos principais marcos do plano Fernando Henrique Cardoso, conseqüentemente a LDB por sua vez encaminhou ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com Diretrizes e metas para os (10) anos seguintes.
Mesmo com a determinação legal aprovada no Governo FHC não tiveram interesse de fazê-lo, cabendo assim nas entidades sociais organizada naquele período, realizando um fórum nacional em Defesa pública por meio de discussões com os profissionais de educação.
O PNE aprovou em (2001-2010), os níveis de ensino educação básica e educação superior, tendo sido aprovado durante a presidência do Presidente Fernando Henrique Cardoso com limites decorrentes de nove vetos referentes ao