Valorizando o que é de todos: livro didático
SUJEITOS: Escola/ Instâncias Colegiadas/ Comunidade Escolar : docentes, discentes( 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio), funcionários, e pais.
PROBLEMA: Os livros didáticos acabam por sofrer desgastes provocados pelo seu manuseio diário. Considerando que seu tempo útil corresponde a um período de três anos, o que podemos fazer para termos o controle, cuidados com a preservação e devolução dos mesmos?
APRESENTAÇÃO O presente projeto é uma atividade didática que tem por objetivo conscientizar o todos que usufruem dos livros didáticos da necessidade da sua preservação e da devolução em boas condições de uso ao acervo da biblioteca escolar. Entende-se que este projeto buscará uma melhoria na utilização desse material de apoio tão importante no ambiente escolar. Acredita-se ainda, que as ações tomadas no desenvolvimento do projeto provocará mudanças significativas, no hábito de preservar, devolver e cuidar de um bem comum.
COLETA DE DADOS
Gestores: Entendem o livro didático como material de apoio de grande contribuição do processo ensino-aprendizagem. Organizam juntamente com a equipe pedagógica o processo de escolha assim que se recebe o Guia do Livro. As escolhas são encaminhadas ao Siscort que se encarrega da entrega na escola sempre com sucesso.
Professores: Elementos indispensáveis no processo de escolha do livro didático, analisando as temáticas, conteúdos, interdisciplinaridade e adequação da linguagem. Desta forma, tais profissionais se sentem valorizados e participantes ativos da escolha do livro.
Discentes ( Alunos) e Pais: Não têm conhecimento de todo o processo de escolha do livro didático, mas têm consciência da importância do recebimento dos mesmos.
OBJETIVO GERAL Incentivar a todos os sujeitos envolvidos do projeto no processo de preservação e controle do livro didático, favorecendo o desenvolvimento de uma comunidade ativa e envolvente