Trabalho Final Competencias B Sica
Fernanda Leites
Rosangela Becker Zin
IDENTIFICANDO E ANALISANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL
PNLD
Marilice Sonaglio Maioli
XAXIM-SC
2013
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo a era da tecnologia, mas mesmo com esse bombardeio de informações o livro é sólido, não é virtual, é um material critico para aqueles que analisam um condutor do raciocínio do assunto a ser abordado.
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira que em 1929 tinha outra denominação – Instituto Nacional do Livro (INL).
Ao longo do tempo o programa foi aperfeiçoado e teve diferentes nomes e formas de execução.
Um projeto pedagógico bem estruturado terá, entre suas ações, a utilização de livros didáticos de qualidade. Baseado nesta consideração o FNDE envia às escolas públicas da educação básica e às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado materiais didáticos escolhidos segundo critérios técnicos e pedagógicos. Isso acontece por meio de duas ações específicas: o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui livros didáticos, dicionários e obras complementares às escolas públicas do ensino fundamental e médio, inclusive ao segmento da educação de jovens e adultos e da educação do campo. Neste contexto, as escolas federais e as redes de ensino municipais, estaduais e distritais precisam solicitar a remessa de livros por meio de um termo de adesão, assinado pelo prefeito, pelo secretário de educação do estado ou pelo diretor da escola federal. Uma vez formalizada a adesão ao PNLD, sua vigência será válida por prazo indeterminado ou até que seja solicitado o seu cancelamento. Os livros didáticos do programa são impressos com uma estrutura física resistente, a fim de que sejam usados por três anos consecutivos. É muito importante