O ambiente da qualidade
O livro é dividido em 5 partes, onde o autor tem como objetivo único, mostrar através do modelo Japonês de Qualidade Total, a mudança de mentalidade para uma melhor qualidade de vida, num primeiro momento no meio industrial, mas, conforme evolui a leitura, se associa ao dia a dia de todas as pessoas e ambientes, sejam familiar ou profissional. O autor é Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas e Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG.
Na primeira parte, o autor, apresenta uma síntese do Programa 5S, descrevendo os cinco sensos: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina. Aqui o autor, de forma simples, objetiva e de fácil interpretação, coloca suas considerações iniciais para a mudança de mentalidade, sempre com foco na qualidade de vida.
O livro contém material necessário para formatação do trabalho em busca da qualidade. Métodos e ferramentas de utilidade são colocados, para a iniciação do treinamento no trabalho de equipe, apresentados com muita simplicidade, característica do 5S. O autor teve a preocupação de considerar a situação típica brasileira, de ausência de habilidades para solução de problemas, usando exemplos da própria indústria nacional. Aqui um problema é tratado passo a passo, utilizando ferramentas como, Tempestade de Idéias, Diagrama de Causa e Efeito, com exemplos simples de serem interpretados, por qualquer pessoa interessada no seu autodesenvolvimento.
Na terceira parte, o livro aborda o nível de comprometimento das pessoas e das organizações, enfatizando que o respeito mútuo é à base desse comprometimento. Frisa que a criação e manutenção de um bom ambiente propiciam é base para busca da qualidade. Enfoca que uma postura ética positiva, faz brilhar lideranças, que podem ser motivadoras, com autodisciplina, limites éticos e exemplos