Qualidade ambiente e segurança
A atmosfera
A terra está envolvida por uma camada gasosa integrante do nosso planeta. Esta camada gasosa, a atmosfera, com uma espessura de cerca de 1000km pode ser dividida em camadas sucessivas:
A troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera. A espessura de 1000km, é meramente convencional.
Embora acima dos 30 km de altitude haja apenas 1% da Massa da atmosfera.
A contaminação atmosférica
A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos ou gasosos provinientes sobretudo da actividade do Homem, responsável por um conjunto de problemas ambientais.
Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e nas áreas industriais, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que é merecedor de crescente preocupação.
A crescente poluição do ar, nas áreas urbano-industriais, decorre do facto de serem estas regiões aquelas que possuem mais focos de contaminação, tais como: os escapes automóveis, os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros. Os incêndios florestais ou as pulverizações com pesticidas são também responsáveis pela emissão de elementos poluidores do ar, nocivos para a saúde humana.
O AMBIENTE E A POLUIÇÃO
A qualidade ambiental consiste numa medida da aptidão do ambiente para satisfazer as necssidades do homem e garantir o equilibrio do ecosistema.
Muitas vezes o conceito da qualidade ambiental associa-se, por oposição, ao conceito de poluição, o que significa que um ambiente poluído tem má qualidade enquanto que um ambiente com qualidade é essencialmente não poluído.
A poluição consiste na descarga para o ambiente de matérias ou energia originada por actividades humanas em quantidade tal que altera significativa e negativamente a qualidade do