Sistema de informação
ADEMAR JUNIOR BERGER CAMILA POSTINGHEL RAQUEL APARECIDA LELES RENATO MENEGHEL TÂNIA CORRÊA DA SILVA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ITARANA 2012
ADEMAR JUNIOR BERGER CAMILA POSTINGHEL RAQUEL APARECIDA LELES RENATO MENEGHEL TÂNIA CORRÊA DA SILVA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ITARANA 2012
INTRODUÇÃO
Os Sistemas de Informação é peça fundamental para as empresas, não apenas na elaboração de relatórios, mas fazem parte de todos os departamentos e atividades da companhia, desde o simples controle até a confecção de planos estratégicos complexos. Tudo que acontece, todos os processos, são regidos por um sistema, que pode ou não ser informatizado. Mais uma vez, deve ser considerada a importância do administrador nesse processo, que é nada menos que vital para a corporação. Mais do que um modismo, a tecnologia deve ser compreendida como uma ferramenta, um dos diversos métodos para assegurar qualidade, competitividade, redução de custos e principalmente, satisfazer os desejos e anseios dos clientes, que são a verdadeira razão de ser das empresas.
DESENVOLVIMENTO
Considera-se a empresa ARC – Investimentos, como um modelo de referência para o estudo de caso, sendo que os departamentos estão separados por: entrada de informação, processos internos e saída de informação. Sabe-se que cada departamento pode ter sua própria entrada, saída e processamentos internos o que torna uma célula completa de fluxo de informação, devido a isto tem seu próprio subsistema. Os departamentos foram divididos conforme fluxo abaixo:
A figura 1 exemplifica o fluxo de informação das Entradas, a título de exemplo: por ela, verifica-se que para o Departamento do Almoxarifado (1), é informada a Diretoria o inventário de produtos e fluxo de matéria primas (1.1); já para o setor Financeiro e Contas a Pagar, efetiva a programação de pagamento (1.2); em terceiro lugar, cabe ao PCP disponibiliza as informações para