valoriza o do dolar
Direito-manhã 1º período
Bruna Junqueira
Iara Alves
Isabelle Bortholin
Joyce Vilela
Mariana Ferreira
Nayla Ribeiro
TRABALHO DE FILOSOFIA – ILUSTRAÇÃO DE FRASES: Texto “ciência coisa boa” de Rubem Alves
Poços de Caldas
2015
Valorização do Dólar
Em 1786, o Congresso Continental das já independentes 13 colônias, aprovou o dólar como moeda nacional. A moeda foi criada com o intuito de financiar a Guerra da Independência dos EUA, em 1776, e fomentar, dessa forma, a nova nação. No século XX, Após a 2° Guerra Mundial, o dólar passou a exercer o papel que possui hoje. Os países abalados pela guerra, especialmente europeus, tornaram mais dependentes dos produtos estadunidenses, o que possibilitou à moeda, um caráter internacional e sua liderança do sistema monetário internacional.
Vale lembrar que quem detinha a moeda mais forte do mundo era a Inglaterra, com sua libra esterlina, mas que devido aos acontecimentos pós-guerra, passou a liderança aos EUA, com o dólar.
Nos EUA, a oferta monetária ficava rigidamente fixada; não podia se ajustar às flutuações dos câmbios, nem às frequentes ondas de pânico desencadeadas pela falência dos bancos carentes de regulamentação.
O dólar é, ainda hoje, a base de transações do comércio internacional, uma vez que é utilizado mundialmente. Com isso, a sua alta cotação atual, a maior desde 2004, tem reflexos no mundo todo, inclusive na economia brasileira. Os motivos dessa valorização da moeda em questão são diversos e a tendência é que ela se acentue cada vez mais ao longo dos meses.
Países que adotam o dólar: EUA, EQUADOR, EL SALVADOR e PANAMÁ;
Abreviações: USD (Código Isso 4217) e US$(Fundo Monetário Internacional);
O dólar, moeda principal no mundo capitalista atual, de influência gigantesca nas trocas mundiais, como tudo no mercado está à mercê da lei da oferta e da procura. E por se tratar de uma moeda de tamanha importância são vários os fatores que a