FIAT
A unidade mineira é hoje a 2ª maior do mundo, atrás apenas da fábrica de Ulsan da Hyundai, base de exportação dos produtos da marca coreana para o mundo inteiro. Segundo levantamento da consultoria CSM Worldwide, a fábrica brasileira da Fiat, fabrica cerca de 800 mil carros por ano.
Fábrica de Betim é a 2ª maior do mundo
TIPO DE EMPRESA (global multidoméstica ou transnacional, justificando a resposta).
Configura-se como uma empresa multidoméstica. Multidoméstica porque, embora sendo multinacional, em cada um dos países em que opera adapta-se à realidade e às peculiaridades dos seus respectivos mercados.
EXPORTAÇÕES (Qual a porcentagem de produtos exportados sobre a sua produção). A Fiat exporta via terrestres modelos como Palio e Uno para a Argentina, seu maior cliente externo, por rodovias, para evitar portos. Diariamente, 12 carretas com dez automóveis partem da fábrica da Fiat em Betim (MG) para um percurso de 3,2 mil quilômetros. Atravessam São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, quase sempre enfrentando estradas ruins, até chegar ao destino, a Argentina. São dez dias, entre viagem e trâmites alfandegários. Por navio, levaria de 25 a 30 dias, por causa da falta de infra-estrutura dos portos nacionais. “Na operação marítima precisamos carregar e descarregar os veículos oito vezes”, diz Eduardo de Souza Antunes, supervisor de operação e serviços logísticos. “Por carreta, a operação se resume em dois movimentos, os de Carga e descarga.” Atualmente, a fábrica da Fiat em Betim exporta para toda América Latina e Europa.
ESTRATÉGIA NO MERCADO INTERNACIONAL
Dentre as estratégias:
Investimentos em Marketing e Produção A Fiat brasileira conquistou o status de referência global graças a uma estratégia que incluiu pesados investimentos em produção e marketing. A verba de propaganda de 2010 atingiu R$ 876,9 milhões, fazendo da empresa a sétima anunciante do País.