fiat
1976
A inauguração da Fiat Automóveis ocorreu dia 09/07/1976. A cerimônia contou com a presença do presidente do Brasil, Ernesto Geisel, da Fiat S.p.A, Giovanni Agnelli, do governados Aureliano Chaves e de outras autoridades, nacionais e internacionais. Construída sobre uma área de 2.250.000 m² e uma área coberta de 350.000 m², a fábrica foi inaugurada com a produção em série do 147, apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, nesse mesmo ano.
Desde sua inauguração no país, a Fiat provocou uma verdadeira revolução no mercado automobilístico brasileiro: tendências, tecnologias e processos, desde então disponíveis somente em países avançados. Além disso, atraindo novos investimentos para Minas Gerais, criando um novo e importante mercado para as indústrias, gerando empregos e crescimento econômico.
1977
Com a implantação da Fiat, uma série de empresas que planejavam expandir ou implantar-se em regiões de alta concentração industrial, se direcionaram à Minas, dando origem ao desenvolvimento do estado mineiro. Com a fábrica, nasceram e cresceram, um grupo de cerca de 500 empresas de autopeças e componentes.
A Fiat foi pioneira em Brasil, na produção de pick-up derivada de automóvel.
1979
A Fiat foi a primeira fábrica que produziu em série veículos movidos totalmente a álcool, com projeto próprio, o Fiat 147.
1980
A fábrica da Fia começa a produzir o menor caminhão do mundo, a Fiorino.
1984
Com o início da produção do Uno, a fábrica da Fiat inicia a segunda fase de sua história, com uma nova gama de produtos que