Quimica inorganica
Estudo Dirigido de Química Inorgânica – AV2– Prof. Antônio Sérgio
Questão 1: Como você reconhece quando um elemento químico é um metal alcalino (grupo I-A) é um calcogênio (grupo VI-A), é um metal de transição ou é um metal de transição interna?
Questão 2: Responda os itens abaixo:
a) Na prática do estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos-terrosos, o ítem 7 pede para “lixar” um pedaço de fita de Mg para colocar dentro de um béquer com água contendo fenolftaleína. Explique porque a fita tem que ser lixada! Qual a finalidade da fenolftaleína?
b) Se ocorreu reação, qual foi a reação? Monte a equação química que representa esse fenômeno químico.
c) Foi adicionado em tubos de ensaio soluções de MgCl2, CaCl2, SrCl2 e BaCl2, em seguida acrescentou-se solução de hidróxido de sódio (NaOH), o que foi observado? Qual a principal diferença entre os produtos formados?
Questão 3: Por que os elementos do grupo I são:
a) Univalentes
b) Principalmente iônicos
c) Agentes redutores fortes
d) Por que apresentam a mais baixa energia de ionização de cada período?
Questão 4: Quais os produtos formados quando os metais são queimados em atmosfera de oxigênio? Como estes produtos reagem com a água?
Questão 5: Por que os elementos do grupo II são mais duros que os do grupo I, e porque apresentam ponto de fusão mais elevados?
Questão 6: Por que os elementos do grupo II são menores que os elementos do grupo I?
Questão 7: Por que razão o berílio e o boro não formam compostos iônicos facilmente como os demais elementos dos seus grupos?
Questão 8: Os elementos do grupo III-A (família do boro) teoricamente formam compostos iônicos com Nox +3. Apresente razões para alguns elementos deste grupo apresentam Nox +1. Comente sobre a estabilidade destes Nox, qual provavelmente é o mais estável deles?
Questão 9; Explique porque a molécula de nitrogênio tem fórmula N2, ao passo que o fósforo possui fórmula P4.
Questão 10: O que se entende pelos