fiat
Focalizado no setor automotivo, o Grupo projeta e produz automóveis, caminhões, tratores, colheitadeiras, máquinas agrícolas, motores, transmissões, peças fundidas, autopeças e sistemas de automação industrial, entre outros.
No setor de automóveis, a Fiat desenvolve suas atividades industriais e de serviços por meio de sociedades localizadas em 50 países e mantém relações comerciais com clientes em mais de 190 países.
Os números do Grupo Fiat no mundo:
178 fábricas
114 centros de Pesquisa&Desenvolvimento
180 mil empregados
2,3 milhões de automóveis e veículos comerciais vendidos
No mundo, o Grupo Fiat é composto pelas marcas:
Fiat Automóveis, Chrysler, Jeep, Lancia, Alfa Romeo, Abarth, Ferrari e Maserati para automóveis; Case Construction, Case Agriculture, New Holland Construction, New Holland Agriculture para tratores, máquinas de construção e colheitadeiras; Iveco e Irisbus para caminhões e ônibus; Magneti Marelli, Teksid, FPT Powertrain e COMAU para componentes e serviços automotivos.
Na América do Sul, o Grupo Fiat está presente no Brasil, na Argentina e na Venezuela.
Brasil[editar]
No Brasil, a seguintes empresas compõem o Grupo:
Fiat Automóveis, Iveco, Case Construction, Case Agriculture, New Holland Construction, New Holland Agriculture como montadoras; Magneti Marelli, Teksid, FPT Powertrain e COMAU para componentes; Banco Fidis, CNH Capital e Fiat Finanças para serviços financeiros; Fiat Services, FIDES Corretagem de Seguros, Isvor e Fundação Fiat para serviços; Casa Fiat de Cultura e Fundação Torino para cultura e educação.
No Brasil, o Grupo Fiat emprega cerca de 38 mil pessoas diretamente.
• A Fiat se instalou no Brasil em 9 de julho de 1976. A primeira fábrica foi construída em Betim (MG) e neste local, atualmente, há três turnos com ritmo de produção diária superior a