inclusão social
1. Qual é o papel das empresas com a inclusão?
R: As empresas tem um papel importante na inclusão de deficientes físicos, como geradoras de emprego. É claro que a empresa irá precisar fazer algumas adaptações para receber estas pessoas.
2. Quais as adaptações necessárias para as empresas receberem os deficientes?
R: Instalações de rampas, de banheiros adaptados para cadeiras de rodas, de sinais sonoros e instruções em Braille para deficientes visuais.
3. Qual o intuito da lei de cotas?
R: Minimizar o desemprego de pessoas com deficiência e ajudar a dar oportunidade para que estas pessoas voltem a fazer parte da comunidade.
4. Quais são os benefícios que a diversidade trás para as empresas no mercado de trabalho?
R: Pessoas com formação diferente, com visões diferentes sobre os mesmos problemas, com origens, idades orientações políticas e religiosas diferentes, reunidas em um mesmo ambiente proporcionam uma visão mais holística e promovem a criatividade e a inovação.
5. O que é comitê de inclusão?
R: Comitê de inclusão são as pessoas de vários setores da empresa tem como principal função coordenar as atividades nas fases de planejamento e implantação do programa de inclusão.
6. Este Comitê será formando por funcionários de que setor?
R: O comitê é formado pelas áreas de Recursos Humanos (DP, seleção, treinamento), segurança e medicina do trabalho, jurídico e responsabilidade social.
7. Por que a sensibilização de gestores e funcionários é um passo decisivo para a inclusão?
R: Pela dificuldade que temos em lidar com o novo e porque não estamos habituados a lidar com deficientes e a pensar na inclusão destas pessoas no mercado de trabalho, torna-se fundamental investir na sensibilização de gestores e funcionários.
8. Qual a responsabilidade dos gestores?
R: São responsáveis pela abertura de vagas para estas pessoas e pelo gerenciamento das dificuldades que aparecem no dia-a-dia. Por isso, eles precisam estar