economia
Relatório Final – Problema nº: 03 data: 07/05/2015
Grupo: Cruzeiro
Nome e sobrenome
Papel
Presença (professor)
Nota de debate
Jessica Menezes
Líder
Jorge Gonçalves
Porta-voz
Thais Spineli
Redator
Camila Merk
Membro
Luana Pereira
Membro
Membro
1. Problema de pesquisa e conceitos levantados para determinar a solução
Com a leitura do problema é perceptivo a apresentação de temas como a política Cambial, Taxa de cambio,
Sendo assim, os tópicos foram divididos entre os membros do grupo, onde cada integrante ficou responsável por um tópico de pesquisa e após todos os conceitos definidos, o grupo se reuniu para decidir as possíveis soluções que caibam ao problema. As pesquisas foram realizadas em sala de aula, em livros da biblioteca, no site do IBRE, entre outros.
2. Solução conceituada (associação do problema) com conceitos relevantes
O primeiro passo é entendermos que no Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreendem todas as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central, diretamente ou por meio de seus correspondentes.
Diante disso, incluem-se no mercado de câmbio brasileiro as operações relativas aos recebimentos, pagamentos e transferências do e para o exterior mediante a utilização de cartões de uso internacional, bem como as operações referentes às transferências financeiras postais internacionais, inclusive vales postais e reembolsos postais internacionais.
Já