finanças
Por Reginaldo André Dal`Bó
Planejar é importante na gestão de qualquer negócio. Controlar, muito mais. Avaliar os resultados e o desempenho de qualquer empresa é, portanto, de fundamental importância para orientar sua condução no contexto competitivo em que se transformaram os negócios. Tal prática sinaliza se os negócios caminham de acordo com os objetivos planejados ou necessitarão de modificações em seu curso. Com relação a custos e despesas, por exemplo, a desorganização no controle afeta a lucratividade e pode, muitas vezes, enganar o empresário, ao ponto dele estar perdendo dinheiro quando pensa estar ganhando.
A grandeEstudos científicos e 10 dicas práticas em vendas e marketing por Raúl Candeloro
Como sou um apaixonado por vendas e marketing, nunca deixei de estudar esses assuntos. Fui colecionando casos, histórias, estatísticas, livros, estudos, sites, enfim, o que você puder imaginar. E pensava em, um dia, escrever um livro com todos os dados que coletei (adoro estatísticas, gráficos e números).
Para minha surpresa, outro dia, dando uma olhada na livraria, encontrei um pequeno tesouro chamado Jump Start Your Marketing Brain (algo como: Faça seu Cérebro Pegar no Tranco para o Marketing), de um consultor chamado Doug Hall. É exatamente o livro que eu queria escrever. Os capítulos têm sempre duas páginas – em uma, um estudo psicológico ou sociológico; na outra, as dicas de como isso se relaciona com vendas e marketing. Aqui estão as dez mais interessantes. Com certeza ajudarão você a ter boas idéias também.
1. O poder do contraste – Um estudo feito por um fabricante de mesas de bilhar apontou que quando os vendedores mostravam para os clientes primeiro as mesas mais baratas, a compra média era de 550 dólares. Quando começavam pelas mais caras, que custavam 3.000 dólares, a compra média era de 1.000 dólares! Isso se chama poder do contraste. É mais fácil dar um preço mais alto e abaixá-lo (ou