Mercado financeiro
O governo é o responsável por resolver os problemas da inflação, isso é feito através das políticas anti-inflacionárias que são as políticas de combate a inflação, a política clássica do combate a inflação é o aumento da taxa de juros. Como a taxa de juros representa o valor que se paga ou se recebe pela moeda, vamos considerar primeiro pagando. Qualquer empréstimo já será reduzido pois a taxa de juros está alta. Quem faz empréstimos? As pessoas e as empresas, porém muito mais as empresa, os investidores. Então, um administrador, deseja investir mais na sua empresa para que ela produza mais. Com a taxa de juros elevada para combater a inflação fica mais difícil para esses investidores captarem recursos junto ao sistema financeiro, por que a moeda ficou mais cara. Esse é o primeiro efeito.
Tudo aquilo que s vende a prazo impo-se a taxa de juros, então o que acontece com o valor da prestação? Aumenta. Com isso ocorre uma redução no consumo tanto por parte do investidor (crédito para comprar máquinas e equipamentos) pela alta na taxa de juros, como o consumidor que também reduz sua demanda, o que acaba ocasionando uma queda no investimento produtivo. Com a taxa de juros elevada aumenta o investimento de maneira especulativa. Investir em especulativo é mais fácil que investir de maneira produtiva, pois é a apenas investir em ativos financeiros e os regastar ao final do período determinado. Esse é o melhor investimento quando a taxa de juros está em alta.
Qualquer política anti-inflacionária baseada na taxa de juros terá efeitos negativos na economia. O efeito positivo é a baixa da inflação e o negativo é a baixa no