Valores familiares
Valores da Família
Os Valores da Família ou Valores Familiares são as crenças políticas e sociais que mantêm a família nuclear como uma unidade fundamental e provedora da ética e moral. O conceito foi criado por políticos e advogados estadunidenses, muitas vezes classificados como conservadores.
Familialismo é a ideologia que promove a família e seus valores como uma instituição.
A presença dos valores na Família Já sabemos que a família como valor não se discute. Não tem substituto para ela. Ela é para nós cristãos fonte do amor e de vida, uma Igreja doméstica. Pela família passa o futuro da vida, da Igreja e da humanidade. Agora precisamos entender que a qualidade de vida das pessoas nas famílias, na comunidade e na sociedade de modo geral, depende de quatro pilares insubstituíveis:
Solidez familiar
Relação sadia entre esposo e esposa, entre pais e filhos. Entretanto, não se trata apenas de entender a afetividade da célula familiar, mas também de viver e existir em comunidade, inseridos na sociedade, onde ninguém é e nem pode ser excluído, não importando a idade, a classe, a cor, a raça ou religião.
Ordem de Valores
Todo o lugar onde não se cultiva valores básicos da vida, como o respeito, a ética e a partilha, o caos acontecerá. Vivemos a era da tragédia existencial, onde temos como prioridade o ter, o possuir, o gozar, a esperteza, o egoísmo e o individualismo em detrimento dos valores do ético, da moral, do ser, do existir, do viver, do conviver, da justiça e da substancial igualdade e direito de todos.
Sentido da vida
Perder a consciência do valor maior da vida humana é esvaziar o dinamismo da família em sua essência. Sem esta consciência o próprio amor vira comércio, uma troca de interesses e de compensações e não uma experiência de vida que gera vidas. O desconhecimento do sentido maior da vida humana gera a destruição das relações afetivas e humanas. Infelizmente vivemos num tempo em que se