valor e organização social
Trabalho de Homem, Cultura e Sociedade.
Explicitar a correspondência entre “valores” e organização social.
Fernanda Lima de Souza 1º período Direito Professor Israel Dias
Agosto – 2013
Rio Branco
- A partir das aulas e dos textos, explicite a correspondência entre “valores” e organização social.
Obs.: se basear nos respectivos textos:
1º Livro Economia Política: capítulo categorias da (crítica da) economia política.
2º Livro Ética: capítulo moral e história.
Os valores se encontram no homem desde as sociedades mais primitivas e mudam e se desenvolvem com a mudança e o desenvolvimento das diversas sociedades concretas.
Nas comunidades primitivas, os valores demostrados eram de coletividade, pois as atividades de seus membros eram comuns, seus resultados eram partilhados por todos e não havia propriedade privada de nenhum bem e a diferenciação social era mínima: só havia a repartição de atividades entre homens (caçadores) e mulheres (que coletavam e preparavam os alimentos).
Não existiam valores morais pessoais dentro dessas comunidades, pois tudo aquilo que havia de bom em um individuo, era qualidade também de qualquer outro individuo da tribo.
Com o surgimento do excedente econômico, acaba nascendo a mercadoria e, com ela, as primeiras formas de troca. Com a possibilidade da acumulação de produtos começa a surgir também à alternativa de explorar o trabalho humano. Quando começa essa exploração a comunidade se divide entre aqueles que produzem os bens e aqueles que se apropriavam dos bens excedentes. Quando essa possibilidade de acumulação de bens e a alternativa de