A cultura organizacional
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito, as características e a função da cultura organizacional dentro de uma organização. A partir de estudos de diferentes autores descreveram-se diversos fatores que influenciam diretamente a cultura de uma organização, e que tem como objetivo principal garantir o sucesso e a excelência da mesma e de seus indivíduos através de um processo de ensaio e erro, chamado de heurístico. Os autores acordam ideias distintas, alguns dizem que a organização tem uma cultura que muda com o tempo e outros que ela não tem cultura, pois é uma cultura.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO
A cultura organizacional desde os anos 80 é tema de importantes estudos acadêmicos. Segundo um artigo clássico da pesquisadora Linda Smircich o conceito para este tema é tratado de duas formas: alguns autores consideram que a organização tem uma cultura que muda com o passar do tempo, assim ela seria uma característica da organização; outros consideram que a organização não tem uma cultura, ou seja, ela seria a expressão cultural dos membros da organização. A abordagem deste tema foca o aspecto interno e relacional das organizações.
A CULTURA ORGANIZACIONAL COMO VARIÁVEL – “A ORGANIZAÇÃO TEM UMA CULTURA”
Podemos considerar que a organização tem uma cultura que muda com o tempo (cultura variável). Baseado nesta visão define-se que a organização é um sistema composto de subsistemas, sendo que um destes é o subsistema humano e cultural, formado por dois elementos: um elemento informal, ou seja, pelo conjunto de indivíduos que compõem a organização e pelas suas respectivas subculturas ou “visões do mundo” e outro elemento formal, que é a cultura oficial da empresa, as regras, os padrões, os valores e as formas de comportamento propagadas pelos dirigentes pelos meios de comunicação oficiais. Segundo Morgan este subsistema relaciona-se também aos outros