Valor do Cliente
Um Estudo Realizado em uma Empresa Fabricante de Estofados
Mônica da Costa
Resumo
Este artigo apresenta um estudo realizado em uma empresa do ramo de estofados, localizada na serra gaúcha e tem por objetivo propor a aplicação do método de cálculo do valor do cliente (LTV) proposto por Rust, Zeithaml e Lemon (2001). O estudo trabalha com conceitos como relacionamento com clientes, valor do cliente e retenção de clientes, conceitos estes fundamentais para o sucesso de uma empresa. Para realizar os cálculos foram selecionadas as informações necessárias dos quinze maiores clientes de acordo com a geração de receita (faturamento), onde os dados foram fornecidos pela empresa e o período estipulado foi de setembro de 2010 a agosto de 2011. Os resultados demonstram que os clientes com maior faturamento não são necessariamente aqueles que possuem o maior Lifetime Value (LTV), concluindo que nem todos são igualmente importantes e ao conhecer o LTV de cada um é possível verificar quais são os mais lucrativos e que merecem os maiores investimentos.
Palavras-chave: relacionamento com clientes, valor do cliente, retenção de clientes.
Introdução
O atual cenário do ramo de estofados está cada vez mais concorrido, fazendo com que os clientes possuam muitas opções de fornecedores ao realizar uma compra. Sendo assim, é necessário manter um relacionamento contínuo com os clientes rentáveis para a organização e não permitir que estes clientes migrem para a concorrência. A idéia principal é oferecer o melhor tratamento para os melhores clientes e se necessário eliminar aqueles que não são rentáveis para a organização.
Conforme Day (2001), as organizações orientadas para o mercado se sobressaem na manutenção dos clientes mais importantes. Suas estratégias são voltadas para a adição de valor para o cliente através da ampliação de serviços, de incentivos e de interação sob medida que reflitam as diferenças no