Vale do Reginaldo
Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves1, Vladimir Caramori Borges de Souza1,
Guilherme Rocha Peplau2, Rubem Izidro da Silva Júnior3, Hudson Tiago dos Santos Pedrosa4 &
Rosane Barbosa L. Cavalcante4.
RESUMO --- A busca pela solução dos problemas relacionados às águas urbanas passa pela compreensão das relações existentes entre os diversos aspectos do crescimento das cidades. A bacia do riacho Reginaldo, em Maceió-AL, apresenta algumas características peculiares, tanto do ponto de vista físico e de uso e ocupação do solo quanto do ponto de vista dos padrões de urbanização.
Essa bacia, com cerca de 30 km2 de área, assume importância na análise da evolução da urbanização e é representativa dos problemas ambientais e de infra-estrutura da cidade, por conter uma relevante diversidade de uso e ocupação do solo e de elementos topográficos, mas semelhanças nos padrões de urbanização. Esse trabalho apresenta uma discussão de como essas peculiaridades interferem nos processos hidrológicos em geral e na geração do escoamento superficial em particular. As análises foram feitas a partir de observações de campo, imagens de satélite, fotografias aéreas, cartas topográficas, entre outros. Verifica-se que o desafio para o gerenciamento integrado é grande e depende de uma caracterização detalhada e da mudança na abordagem de ação na bacia.
ABSTRACT --- The search for the solution of the urban water problems passes for the understanding the relationships between the various aspects of the growth of the cities. The urban basin of the Reginaldo stream, in Maceió-AL, presents some peculiar characteristics: physical form of the basin, land occupation and waterproofing and urbanization patterns. This basin, with about 30 km2 of area, assumes importance in the analysis of the urbanization evolution and it is representative of the ambient problems and infrastructure