Trabalhos
ADRIANO BATISTA SOARES
PORTO VELHO – RO, 4 de junho de 2013
1.
Introdução
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
O presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de espaguete número 7, e demais especificações contidas nos Requisitos Gerais do Projeto. A análise da ponte será feita pela comparação entre a carga máxima de projeto e a carga máxima dos ensaios. A carga máxima de projeto consiste da maior carga aplicada ao centro do vão a qual a estrutura pode suportar sem romper. A partir desta carga obtêm-se os esforços de cada barra, e de posse destes esforços define-se a quantidade de fios de espaguete de cada barra da ponte.
2.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivos a criação de uma ponte de macarrão, partindo de estudos de projetos já realizados e da utilização de conceitos relativos a cálculo de tensão e compressão da estrutura das treliças, bem como procurar um modelo que fuja aos padrões já apresentados, de forma mais econômica e que apresente uma maior resistência a carga desejada. Pretendemos usar o OpenProj no acompanhamento das tarefas a serem desenvolvidas durante o projeto, e calcular as tensões, compressões e reações com o auxílio do software Ftool que calcula e dimensiona dados sobre a ponte.
3.
Matriz de responsabilidades
FUNÇÕES / ATIVIDADES/ RESPONSABILIDADES/ APOIO/ SUBSTITUIÇÕES
GERENTE GERAL (ANTONIO)
CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA
RESPONSABILIDADE
APOIO
RAIMUNDO
REUNIÃO DO GRUPO
ANTONIO
SUPLENTE
HILO
ADRIANO - ANTONIO - WEIDLA - HILO - RAIMUNDO - REGINALDO DANIELE - EMERSON - FRANCI - ANDRÉ