vale do anhangabau
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
UNIVERSIDADE DE SAO PAULO
!
AUH - 0229
INTERVENÇÕES NA CIDADE EXISTENTE
PROF. DRA. MARTA DORA GROSTEIN
PROF. DR. JORGE BASSANI
!
!
!
!
!
!
!
!
!
ANALISE URBANA DE TRECHO COM
CARACTERISTICAS METROPOLITANAS
!
VALE DE ANHANGABAÚ
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
AMADO MIGUEL ANGEL FRANCO RABITO
Nº USP: 8895595
FRANCESCA ISABELLA FONSECA WYSER
Nº USP: 8895702
ABRIL 2014
INTRODUÇÃO
O Vale do Anhangabaú é uma região localizada no centro da cidade de São Paulo e é cercada por arranha-céus, entre eles importantes prédios arquitectónicos representativos, e grandes infra-estruturas viárias como a Av. 23 de Maio, a Av. 9 de Julho e a Av. Prestes Maia.
O Vale representa a divisão do centro velho e novo, e se encontra limitado ao norte e ao sul pelos dois principais viadutos do centro, o Viaduto Santa Ifigênia e o Viaduto do Chá respectivamente.
Desde o nosso ponto de vista o Vale do Anhangabaú hoje em dia, configura se como um espaço ambíguo que mescla a historia da cidade, materializada no importante patrimônio arquitetônico ali implantado, a inércia de seu presente e a um futuro indefinido.
Este é o aspecto que despertou a nossa curiosidade para este trabalho.
Pelas caraterísticas metropolitanas, as dinâmicas identificadas, e os fluxos existentes da região escolhida para o trabalho, nos achamos melhor a divisão da pesquisa em diferentes escalas de abordagem urbana. Uma primeira escala Regional mais general, uma segunda escala Metropolitana, atendendo as questões da cidade inteira, e uma escala Intra - urbana, mais especifica considerando os aspectos espaciais do trecho em questão. Em uma segunda etapa a gente pretende estudar a super - posição destas escalas logrando a transposições delas gerando uma convergência e integração de elas e não um limite rígido entre as mesmas.
ESCALA REGIONAL
Historicamente o Vale do Anhangabaú