Vale do Anhangabaú
O projeto de reurbanização do Vale do Anhangabaú busca a construção de um conceito, que permita transformar a região em uma área animada, segura e atraente, redefinindo os significados de uso e qualificando os espaços urbanos.
Where - onde?
A cidade é o motor econômico do Brasil e demonstra a urgente necessidade de promoção de ações coletivas, na construção das estratégias que irão qualificar seus espaços públicos.
Um desses espaços é o Vale do Anhangabaú, região que se caracteriza pelo serviço de transporte público, patrimônio histórico e equipamentos culturais.
Why - Por quê?
O motivo real da escolha do Vale do Anhangabaú , se da pela falta de usuários, funções e atividades , gerando assim um sensação de insegurança no local.
How - Como?
Para se tornar o coração da cidade, o Novo Anhangabaú precisa ser um lugar convidativo para todos:
Ter um piso contínuo, em superfície única, para garantir acessibilidade universal para todos os usuários.
Um ambiente confortável do ponto de vista sensorial (visual, auditivo, olfativo, temperatura). Mais verde e água para garantir um bom ambiente para o lazer.
Atrativo para a vida cotidiana convidando todos os grupos de usuários para o Vale oferecendo lazer, atividades físicas, compras, encontros, etc.
Atrativo para a realização de eventos de todos os tamanhos, oferecendo uma superfície flexível que se ajuste às dimensões e necessidades de cada evento ou atividade.
Reativar as fachadas no térreo dos edifícios que contornam o Anhangabaú, dando apoio e criando vida ao longo das bordas do Vale. Lojas e restaurantes/cafés devem se apropriar e ocupar a zona próxima aos edifícios com mobiliário e atividades.