A presença dos hidrocarbonetos em nossa vida: Petróleo e Xisto Betuminoso
A presença dos hidrocarbonetos em nossa vida: Petróleo e Xisto Betuminoso
v.1
2012
Sumário
1. Introdução____________________________________________________3
2. Petróleo______________________________________________________3
3. Xisto Betuminoso______________________________________________ 6
4. Conclusão____________________________________________________7
5. Referências___________________________________________________8
1. Introdução
Os compostos orgânicos representam cerca de 90% dos compostos que são atualmente conhecidos. Não são apenas componentes fundamentais dos seres vivos, mas também estão presentes no cotidiano da vida humana.
Os hidrocarbonetos constituem a função mais simples da Química Orgânica, pois são formados apenas por carbono e hidrogênio, porém são de extrema importância já que as outras funções orgânicas partem deles.
Para compreender melhor a importância dos hidrocarbonetos no dia a dia da humanidade, este trabalho apresentará dois recursos essenciais nos dias de hoje como matéria-prima e fonte de energia: o Petróleo e o Xisto Betuminoso, que são formados principalmente por hidrocarbonetos.
2. Petróleo
O petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados na orla marinha sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos. Com isso é impossível à humanidade conseguir produzir novas reservas de petróleo, sendo assim este é um recurso não renovável.
O petróleo é uma substância inflamável extraída de rochas, possui estado físico oleoso e é um líquido escuro que tem densidade menor do que a água. Ele é formado por milhares de compostos orgânicos, mas tem predominância de combinações de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
O petróleo pode ser encontrado de formas diferentes. O método tradicional tem as seguintes etapas: primeiramente ocorre a detonação de cargas