Propostas recentes de revitalização para a área central da cidade de São Paulo. Capítulo 2.3 da Revista Polis nº 19
Propostas recentes de revitalização para a área central da cidade de São Paulo.
Capítulo 2.3 da Revista Polis nº 19
Thiago Marques Aranda
RA: 5539176
TURMA: 018208D10
TEORIA E METODOS: REVITALIZAÇÃO URBANA
PROFESSOR: CYNTHIA REGINA DE ARAUJO
DATA: 02/10/2013
2.3.1 Ênfase na recuperação da paisagem e das condições ambientais
A - Reurbanização do Vale do Anhangabaú
Em 1981 foi proposto um concurso para remodelar o Vale do Anhangabaú no mandado do prefeito Reynaldo de Barros, esta sugestão foi do arquiteto Benedito Lima de Toledo de criar este concurso público. Este plano no Vale do Anhangabaú que na época, que estava em um momento de decadência e sofria uma grande deteriorização por causa do eixo viário que se encontra ali, cortando o Vale ao meio e causando uma grande poluição sonora e do ar por toda a região.
Com a área central voltado para os setores comerciais e de serviços que assim também contando com um bom serviço de transporte publico na região, era preciso readequar o Anhangabaú, transformando seu espaço para lazer da população que frequenta o centro, visando uma melhoria da qualidade de vida.
A região central não sofreu decadência somente pela inserção do eixo viário de grande porte, ela já vinha sofrendo devido à expansão da Av. Paulista. Com isso, desde a década de 70, há uma política de recuperação da área central tentando solucionar.
Com grande ajuda das soluções que o metrô estava trazendo, com sua chegada ao centro serviu como uma solução e também trouxe um novo dinamismo na região e uma remodelação do seu entorno.
O “Plano de Revitalização do centro”, que começou a ser implantado a partir de 1976, no mandato do prefeito Olavo Setúbal.
Ampliou as ruas de uso exclusivo para pedestres diminuindo os poderes do automóvel e também, restaurou e reformou locais de grande significado simbólico no centro. Foi feito também, um inventario geral das edificações de valor histórico, arquitetônico e cultural