Utilização do biogás como instrumento de desenvolvimento sustentável: um estudo de caso
Utilização do biogás como instrumento de desenvolvimento sustentável: um estudo de caso
RESUMO
A mudança do clima é um grave problema ambiental, provocado pelo efeito estufa, o qual é intensificado pela queima de combustíveis fósseis, utilizados em setores de geração elétrica, industrial e transportes. Este artigo tem como objetivo identificar as ações voltadas para redução dos gases causadores do efeito estufa, verificando, por meio do desenvolvimento sustentável, o tempo estimado para obter o retorno do capital investido em um projeto voltado para tratamento de resíduos, utilizando um estudo de caso para demonstrar que um projeto de desenvolvimento limpo, voltado para a gestão de resíduos, pode produzir o CH4 (gás metano), mais poluente que o CO2 (gás carbono) e proporcionar um retorno de capital investido em um tempo.
Palavras-Chave: Meio ambiente; Desenvolvimento sustentável; Gestão de resíduos.
1. INTRODUÇÃO
A mudança do clima, de acordo com Rovera e Pereira (2001, p.154), “é um grave problema ambiental, causado pela intensificação do efeito estufa”, o qual está relacionado ao aumento de gases que possuem características específicas. Segundo os autores, “o efeito estufa é provocado pela queima de combustíveis fósseis, utilizados, em setores de geração elétrica, industrial e transportes, agravado pela revolução industrial e o advento do motor a combustão”. Através deste processo, o homem vem interferindo no sistema climático, porque a alta concentração destes gases na atmosfera, aprisiona o calor (energia térmica), o qual é responsável pela circulação dos ventos e dos oceanos, pela evaporação e pela precipitação.
Este artigo tem como objetivo identificar as ações voltadas para redução dos gases causadores do efeito estufa, verificando, por meio do desenvolvimento sustentável, o tempo estimado para obter o retorno do capital investido em um projeto voltado para tratamento de resíduos. O método empregado na presente pesquisa é de