A física dos semicondutores
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Extração do biogás
CURSO: Engenharia Ambiental e Química Professor TIDIR: Shayra Pinheiro do Altíssimo
Aléxia Cosati, Diego César , Ítalo de Castro, Jéssica Spiazzi,Leonardo Alencar, Letícia Tavares,
Poliana Paiva e Yasmine Martins.
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos técnicos e econômicos relacionados com a geração de energia elétrica utilizando o biogás gerado por decomposição de lixo nos aterros sanitários. No aspecto técnico, o trabalho aponta a possibilidade de recuperação do biogás gerado através do tratamento anaeróbico de resíduos. Em relação ao aspecto econômico, estudou-se a viabilidade do projeto de geração de energia de forma a conciliar a geração própria além da possibilidade de comercialização da energia restante. Do ponto de vista ambiental, destaca-se o tratamento de resíduos poluentes, contribuindo para a não emissão de carbono na atmosfera.
Palavras-chaves Biogás. Aterro Sanitário. Geração de Energia. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Decomposição Anaeróbia.
1. Introdução
Segundo a agência de proteção ambiental americana, a tecnologia sustentável trabalha para promover o conhecimento científico, desenvolvimento e aplicação de tecnologias para tratar uma variedade de áreas relacionadas à sustentabilidade, incluindo a análise de sistemas, gestão ambiental, processos limpos, química verde, e engenharia ambiental.
Um sistema de produção é considerado sustentável quando todas as etapas do processo atendem aos mesmos sendo socialmente justo economicamente viáveis e ambientalmente adequados.
A sociedade sofre grandes impactos ambientais e o caminho inicial para diminuir esses impactos é ter conhecimento da sustentabilidade, suas perspectivas e suas políticas afirmativas aplicadas na sociedade atual. Uma sociedade sustentável depende da presença de sistemas de inovação, que produzam resultados