Física: Semicondutores e Supercondutores
Supercondutores
Sumário
Introdução
Semicondutores
- O que são?
- Exemplos e Aplicação
Supercondutores
- O que são e a história da sua descoberta
- Exemplos
- Aplicação
Conclusão
Bibliografia
Introdução:
Os estudos na área da semi-condutividade e supercondutividade são muito importantes para setores que envolvem energia, como equipamentos eletrônicos, em empresas que fornecem energia elétrica, a própria natureza em mínimos detalhes, etc. Temos que estar atentos a estes pequenos detalhes e nos interessarmos a estudá-los. Neste trabalho, veremos a base desse estudo.
Semicondutores
- O que são?
Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolante para condutores com grande facilidade. Isso se deve ao fato de que os semicondutores possuem uma banda proibida intermediária.
A banda proibida é a região localizada entre as bandas de valência, ou camada de valência do átomo, e a banda de condução (região onde, sob ação de um campo elétrico, se forma a corrente elétrica).
Quando os elétrons recebem certa quantidade de energia, eles se tornam livres e saem da camada de valência para a camada de condução.
A condutividade dos semicondutores pode ser alterada variando-se a temperatura, o que faz com que atinjam uma condutividade semelhante a dos metais.
A condutividade dos semicondutores provenientes de excitações térmicas é denominada condutividade intrínseca.
Bandas de Valência, banda proibida e banda de condução de: Isolantes, condutores e semicondutores
- Exemplo e Aplicação
O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado. Vamos tomar como exemplo o silício. Em estado sólido, ele é sempre ligado a quatro outros átomos de silício. Em cada ligação, são compartilhados dois elétrons. Como pode ser observado na figura, o