ciencia
Materia: Ciência e Tecnologia dos Materiais Elétricos
Trabalho, Apresentado a Universidade Católica de Goiás, para o curso de Engenharia Elétrica para complementação da presenças.
Introdução Alguns materiais apresentam propriedades de condução elétrica intermediarias entre aquelas pertinentes aos isolantes e aos condutores. Tais materiais são denominados semicondutores. Os semicondutores são substancias cujo os átomos possuem quatro elétrons na sua camada de Valencia. Os semicondutores não são bons nem maus condutores de eletricidade, na realidade a sua condutividade depende da temperatura a qual ele esta submetido.
Desenvolvimento Os materiais semicondutores mais usados na indústria eletrônica são o Germânio (Ge) e o Silício (Si). Seu comportamento se deve à sua ligação química chamada ligação covalente. Cada átomo do silício se liga a quatro átomos vizinhos através da ligação covalente, ou seja, pares de elétrons são compartilhados entre dois átomos. Os elétrons das camadas internas giram em torno do núcleo. Em temperatura ambiente e completamente puros, o Si e o Ge são isolantes. A propriedade que o torna um semicondutor muito utilizado é a sua resistividade, que pode ser reduzida de maneira controlada. Existem duas formas de aumentar a condutibilidade desses materiais. Uma delas é aumentando a sua temperatura. Quanto maior a temperatura do semicondutor mais os elétrons da ultima camada. Outra forma de aumentar a condutibilidade do material semicondutor é introduzindo impurezas específicas de átomos estranhos em sua estrutura química, tornando então, um semicondutor dopado. Essas impurezas, se inseridas de forma uniforme pelo material e em quantidade controlada (faz com que esse semicondutor apresente novas características.
Dopagem
A dopagem é um