Recarga
TÉCNICA DE DRENAGEM COMPENSATÓRIA E DETERMINAÇÃO DO
ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO
MODELLING OF WATER RETENTION CURVE ON SOILS WITH
COMPENSATORY DRAINAGE TECHNIQUE AND DETERMINATION OF
SOIL WATER STORAGE
Daniel de Lima Nascimento Sírio; Ademir Paceli Barbassa
Palavras-chave: Curva de retenção de água no solo, armazenamento
Key words: Water retention curve, soil storage water
1. INTRODUÇÃO
Os modelos das propriedades hidráulicas que governam a infiltração e a retenção de água e, sua consequente armazenagem e condutividade de água no solo, já estão consolidadas na literatura e têm uma enorme importância nas últimas décadas devida, sobretudo à sua aplicabilidade na ciência do solo em diversas áreas do conhecimento (NIELSEN et al., 1986).
Esse comportamento
hidrodinâmico, quando combinado com o monitoramento da retenção de água no solo, permite estimar os volumes armazenados e drenados no interior do solo e ainda prever os volumes infiltrados ou a ser irrigados (HILLEL, 1980; LIBARDI, 1995; REICHARDT 1996).
Diversos modelos de infiltração e de retenção de água nos solos têm sido propostos e estudados na literatura, para as mais diversas aplicações (hidrológica, hidrogeológica, geotécnica, de comportamento e dinâmica da água, consumo e produção agrícola).
Enfim, o presente trabalho teve como finalidade determinar as curvas de retenção de água no solo sob influência de uma estrutura de drenagem compensatória de baixo impacto, introduzida em área urbana dentro do Campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Composto por um filtro gramado, uma vala de infiltração e uma trincheira de infiltração foi denomidado como sistema
FVT. Desse modo, o monitoramento tensiométrico do solo possibilitou estimar e determinar os conteúdos e o armazenamento de água no solo durante o período de monitoramento nos solos urbanos onde estão instalados esses equipamentos de drenagem pluvial de baixo