ludicidade
E A LUDICIDADE
Mayara Galvan Claudino
Prof. Michele
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Pedagogia (PED 0665) Processo de Alfabetização
25/05/2014
RESUMO
A alfabetização é o processo continuo de aprendizagem, onde a criança tem o mundo a ser descoberto, mas para que isso seja buscado de forma saudável é preciso ter uma base social, econômica e familiar. A aprendizagem da leitura e escrita não se dá da mesma forma a todos, cada um tem uma habilidade diferente, uns se expressão em formas de desenhos outros de brincadeiras. O objetivo desse trabalho é compreender a importância do lúdico no processo de alfabetização, para tanto se buscou material literário específico com autores que abordam assuntos relacionados ao tema. O papel do professor também será destacado já que este é um dos grandes responsáveis para que a utilização do lúdico como instrumento didático seja feito com eficiência e competência pedagógica. Alfabetização e letramento são processos distintos, mas interligados entre si, onde através de alguns autores vamos entender e ligar a teoria com a prática, construir alternativas pedagógicas onde atendam os desafios vividos por quem atua em sala de aula.
Palavras-chave: Alfabetização; Professor; Lúdico;
1 INTRODUÇÃO
O processo de alfabetização da criança no espaço escolar deve ser proporcionadas pelos educadores diversas maneiras para alcançar o aprendizado, assim utilizando-se do lúdico no processo de ensino aprendizagem. Esta é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento pessoal.
Para melhor compreensão, este paper ficou estruturado da seguinte forma: inicialmente, verifica-se sobre a importância do lúdico no processo de alfabetização, fundamentando esta metodologia. Logo após, conceitua-se a importância da relação professor e aluno para a aplicabilidade do lúdico no processo de