UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
RESUMO
O surgimento e a expansão dos recursos da Tecnologia da Informação, tendo como expoente a Internet, afetaram o desempenho empresarial. No atual cenário competitivo, a área de Recursos Humanos também necessita ser estratégica e executar seus processos da melhor forma possível. Sendo assim, a utilização das mídias sociais nos processos de Recrutamento e Seleção é uma forma eficiente para a atração de profissionais. Nesse contexto, surge o presente artigo com o objetivo de analisar se a utilização de mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção tem sido uma forma eficiente de escolha de profissionais. Percebe-se que cada vez mais a utilização das mídias sociais se torna eficiente no processo de recrutamento de profissionais por parte das organizações.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Mídias Sociais. Recrutamento e Seleção.
1. INTRODUÇÃO
As organizações necessitam definir suas diretrizes e planejar suas estratégias e operações levando em consideração a realidade na qual se encontram. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação se apresentam como componentes organizacionais de grande importância, estando presentes em praticamente todas as ações realizadas pelas empresas. Estas tecnologias certamente têm influenciado o desempenho empresarial. Entretanto há de se considerar qual a importância dada às tecnologias e qual nível de utilização das mesmas por parte da organização (ALBERTIN, 2005).
Para que a área de recursos humanos consiga vencer os desafios de um mercado em constante mudança, ela precisa que seus processos sejam executados da melhor maneira possível. Dentre estes processos cabe destacar o Recrutamento & Seleção. As organizações têm apostado na Internet como maneira de recrutar talentos e reduzir seus custos com o processo de provisão (ARAÚJO; RAMOS, 2002).
Dentre os recursos que a Internet proporciona à área de RH das empresas