Preto contra branco
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS
CURSO: CINEMA E AUDIOVISUAL
DISCIPLINA: GÊNEROS DO DOCUMENTÁRIO
PROFESSOR: MARCELO OLIVEIRA
PROJETO DE DOCUMENTÁRIO:
“PRETO CONTRA BRANCO”
Cachoeira, 2014
PRETO CONTRA BRANCO
Ada Fróes e Laíza Manoela
1- A proposta do documentário
O Documentário “Preto contra Branco” tem o poder de trazer a realidade da diversidade racial presente dentro de várias questões existentes relacionadas a um jogo de futebol na maior favela da cidade de São Paulo, Hiliópolis, comunidade que possui cerca de 200 mil habitantes.
Não é um jogo qualquer, trata-se de um jogo de futebol que tem a capacidade de envolver e dividir toda a comunidade, de um lado o time dos “pretos” e do outros os “brancos” e o poder de liberdade de escolha para qual time pertencer cria uma grande liberdade naquele meio, essa é uma estratégia para deixar que as própria pessoas se classifiquem, como elas se vem dentro do grupo, dentro da sociedade, não somente sobre essa tradição. Esse projeto fará com que as pessoas tenham uma visão diferenciada sobre as diversas questões presentes na favela em si. Vários assuntos abordados em torno do futebol, como o crescimento da favela, questões de urbanização, espaço físico reduzido, centro e periferia.
2- Eleição e descrição dos objetos
Toda a equipe se relacionam com a comunidade, pessoas que dão o depoimento sobre o objeto principal que é o jogo de futebol, também se relaciona com o bar, que é material vivo (um personagem incluindo e não apenas uma locação), percebe-se que o bar (não fala, mas preenche a cena) presenciou vários momentos e discussões do povo . O tema é mostrado de forma que nos torna familiarizados com as pessoas presentes na comunidade, não é uma apresentação de nome, ou onde mora, o que faz, é um reconhecimento do seu espaço, onde as pessoas falam sobre o tema principal do filme, o futebol de pretos