Transformação Organizacional
Autoria: Nerio Amboni, Rui Otávio Bernardes de Andrade
Resumo:
A pesquisa tem por objetivo geral analisar os reflexos das mudanças promovidas pelo Grupo
Cecrisa SA, nas décadas de 80 e 90, na aprendizagem organizacional. O Grupo Cecrisa SA, está localizado no Sul de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como exploratóriodescritiva e avaliativa. A perspectiva é diacrônica e cross sectional. O método utilizado é o histórico interpretativo, enquanto que o modo de investigação é o estudo de caso históricoorganizacional. As técnicas de coleta de dados utilizadas são a entrevista não-estruturada, análise documental, a observação e a triangulação. Os dados e as informações são analisados de modo qualitativo. Os fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da aprendizagem organizacional e da organização como um sistema em contínuo de mudanças e de aprendizagem orientou a elaboração da base teórica e para a interpretação dos resultados.
As evidências de aprendizagem constatadas na pesquisa, de modo geral, mostram que a aprendizagem organizacional é mais do que a soma de compreensão de seus elementos - é mais do que a aprendizagem cumulativa individual. Os resultados alcançados indicam que as mudanças incentivam a promoção da aprendizagem organizacional e individual, desde que as empresas reconceitualizem suas crenças e premissas para não ficar presas às práticas administrativas do passado como destacam Pinchot; Pinchot (1994).
1 INTRODUÇÃO
O campo do comportamento organizacional facilita a compreensão de diversos fenômenos que ocorrem dentro de grupos e organizações. A importância desse macrocomportamento se reflete na ênfase à adaptação da estrutura de organizações para atender às diversas restrições e pressões ambientais, criando culturas organizacionais para refletir a missão e as metas globais da organização.
No pensamento da administração clássica, as organizações