pratica protista
Módulo II – prática 1
Título: MOVIMENTO CILIAR, LOCOMOÇÃO E ALIMENTAÇÃO EM CILIADOS
ESTUDO DO CILIOPHORA Paramecium caudatum Ehrenberg, 1838.
INTRODUÇÃO: Paramecium caudatum é um ciliado comum em água doce, especialmente quando bactérias são abundantes (por que será?) em conseqüência de matéria orgânica em decomposição. O corpo celular é assimétrico e tem uma reentrância diagonal na superfície, na posição que se convencionou chamar de ventral. Multiplica-se com facilidade nas infusões e meios de cultura feitos em laboratório.
PRÉ-REQUISITO: Pesquisar, elaborar esquema, anotar as dúvidas sobre Paramecium caudatum, especialmente forma, locomoção, alimentação, tricocistos e outras estruturas.
MATERIAL: Culturas novas de P.caudatum em infusão de alface; nanquim; solução de ágar; lugol; verde de metila acético; lâminas e lamínulas; algodão; microscópio; papel-filtro; placa de petri e vidro de relógio. Lembre-se que no uso da lupa ou microscópio, sempre é importante experimentar e manipular todas as ferramentas para controle de luz e foco!
1. Locomoção:
Lâmina 1: colocar uma gota da cultura de P. caudatum, contendo resíduos da cultura, sobre uma lâmina. Levar ao microscópio sem lamínula. Usar as objetivas de menor aumento (4 e 10), cuidando para que as lentes não esbarrem no líquido. Observar principalmente a locomoção e a forma deste protozoário:
1.1. Descreva a locomoção.
1.2. O que acontece quando o paramécio encontra algum obstáculo?
DESENHO 1. Faça um diagrama para ilustrar a reação que observou.
1.3. Quando o paramécio está parado, é possível distinguir suas extremidades anterior e posterior? Explique.
2. Forma Ainda observando os paramécios da lâmina 1, descreva sua forma (visão tridimensional), destacando o sulco oral.
2.1. DESENHO 2. Aproveite para desenhar a forma do paramécio, incluindo o sulco oral.
2.2. DESENHO 3: Faça 3 desenhos (só contornos e ciliatura) que representem cortes