Utilidades das funções inorganicas
Utilidade das funções inorganicas
¬¬¬¬
Ácidos
Ácidos se fazem muito presentes em nosso cotidiano, estão presentes até mesmo na nossa alimentação, como por exemplo, nas frutas cítricas encontramos os ácidos cítrico e ascórbico (vitamina C).
Vejamos as características e utilização dos ácidos mais comuns:
Ácido sulfúrico (H2SO4): ácido forte (altamente corrosivo) consumido em enormes quantidades na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes e baterias de automóveis.
Ácido fosfórico (H3PO4): os sais (fosfatos e superfosfatos) derivados deste ácido têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.
Ácido nítrico (HNO3): um dos ácidos mais fabricados e consumidos pela indústria.
Utilização: fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora), salitre (NaNO3, KNO3) e da pólvora negra (salitre + carvão + enxofre). Fonte: www.brasilescola.com
Base
Soda Cáustica (NaOH): É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricada e consumida em grandes quantidades, utilizada no fabrico do sabão e da glicerina.Também. É usada em inúmeros processos na indústria petroquímica e no fabrico do papel, da celulose, corantes, é utilizada para a limpeza doméstica. Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2): É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gástrico. Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2): Chama-se também cal hidratada, cal extinta ou cal apagada. É obtida pela reação da cal viva ou cal virgem com a água. É o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa. É consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiação) e no preparo da argamassa usada na alvenaria. Fonte: www.explicatorium.com
Óxidos
Hidróxido de Cálcio: É encontrado em refrigerantes e águas