Funções inorganicas
Alunos:
Funções Inorgânicas
INTRODUÇÃO
Este trabalho referente a ácidos, bases sais e óxidos que constituem as funções inorgânicas tem como objetivo mostrar as variadas informações dos mesmos, como suas características. Falando sobre o que são ácidos, bases, suas características, onde podemos encontrá-los e suas funções, tem como objetivo mostrar como pode ser feita a classificação de substâncias em ácidas, básicas e neutras.
Vamos começar entendendo o que é uma função química: Função química é a característica particular de um determinado grupo de substâncias que apresentam entre si propriedades semelhantes devido a presença de um ou mais átomos comuns em sua fórmula.
Normalmente, substâncias que apresentam propriedades semelhantes possuem em comum um átomo, ou grupo de átomos, que confere a essas substâncias determinadas características peculiares. Cada átomo ou grupo de átomos responsável por manter propriedades semelhantes nos compostos vai caracterizá-los como uma determinada função química.
As funções químicas são divididas e orgânicas e inorgânicas. As orgânicas: Por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Assim, o metano (CH4) é um composto orgânico, mas o ácido carbônico (H2CO3) não. As inorgânicas: Parte da química que estuda os compostos que não formam cadeias carbônicas. Alguns autores afirmam ainda que a química inorgânica é a que estuda os compostos de origem mineral.
Agora que já conceituamos o que é uma função inorgânica, vejamos como se subdivide esse grupo e quais são as características que diferenciam seus compostos.
Para isso é necessário conhecer a Teoria da Dissociação Iônica proposta pelo sueco Svante Arrhenius, pois ela é a base da classificação das funções inorgânicas principais. Em 1884, Arrhenius realizou vários