Trégua
PROFESSORES:
FABIO AMAZONAS MASSULO LÚCIA PUGA
INTRODUÇÃO A Sociologia passou a ser um estudo essencial à existência humana suas atividades dentro dos fenômenos e fatos socais se desenvolvem dentro de uma das principais qualidades humanas que é sua diversidade. As visões de mundo, os interesses e as carências são múltiplas, universais e quase impossíveis de serem definidas. É próprio do ser humano tentar fazer valer seus interesses, (o melhor juiz de si mesmo, é ele mesmo). Da mesma forma, não se pode perder de vista que essa “negociação” nem sempre é pacífica e ordeira. Ela
Na busca de tentar entender um pouco melhor o que é a Sociologia, seus alcances e limitações, e como se pode estudá-la, é que elaboramos este caderno didático. Ele é apenas um conjunto de informações, um incentivador, para que os estudantes possam iniciar os estudos nos pressupostos sociológicos e possam entender a disciplina e, a partir das indicações aqui fornecidas, pesquisem e busquem aprimorar seus conhecimentos. As referências ao final do texto são um bom caminho para os que quiserem ampliar, aprimorar e aprofundar seus estudos, para além do que aqui está indicado.
1. O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O surgimento da Sociologia está ligado tanto a aspectos históricos marcantes, as Revoluções Industrial e Francesa, quanto a uma herança intelectual, constituída pelo racionalismo, iluminismo e positivismo.
1.1 Aspectos históricos
A Sociologia surge no século XIX, como parte de um contexto de grandes transformações sociais, políticas, econômicas, culturais, ideológicas. No século anterior, as Revoluções industrial e francesa marcaram de maneira definitiva a conformação de um novo tipo de sociedade.
É a modernidade, caracterizada por Anthony Giddens como “estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos