Resumo a trégua
O livro é estruturado em forma de diário, onde conta em primeira pessoa a vida, pensamentos, e a fase em que Mártin Santomé esta vivendo.
Mártin é viúvo. Perdeu sua esposa à 20 anos. Teve 3 filhos com os quais não possui uma relação muito positiva. É visto por eles como uma pessoa fria, mas não é bem assim, na verdade ele é muito emotivo, porém contido.
Ás vésperas de completar 50 anos, Mártin se vê em meio a um turbilhão de pensamentos sobre o que fazer de sua vida. Pensa em se aposentar, mas sempre receoso sobre o que irá fazer em seu tempo livre.
Certo dia quando chega na empresa em que trabalha (setor administrativo de uma importadora de autopeças) se depara com Laura, uma garota com seus 20 e poucos anos, que chega para trabalhar. Uma garota sem graça, e tímida.
Ele, que depois de sua esposa nunca se envolveu profundamente com alguém começa a reparar na garota.
Apesar do ambiente de trabalho e da grande diferença de idade, eles passam a viver um romance leve e acolhedor, ao qual durante a trama ele acaba comparando seu relacionamento na juventude com o de agora na maturidade.
Um certo dia ele até comenta que é como se Laura fosse um pedaço de sua consciência, por serem tão sinceros, e reflexivos sobre a vida.
Até que certo dia a menina começa a faltar no trabalho. Segundo sua mãe por uma forte gripe, mas então dias depois vem a noticia, ela havia falecido pela manhã.
Ele entra em desespero, e fica sem saber o que fazer. Mas depois de alguns dias, ele já não se desespera mais, nem chora, mas sente falta, imaginava o que ela pensou antes de morrer, e começa a ler seu diário, cada parte que havia escrito sobre ela.
Um dia ele decide ir até a casa da moça, onde seu pai era alfaiate. Na primeira ida ele não falou quem realmente era, já depois a mãe da garota percebeu quem ele realmente era, e começou a lhe contar como haviam sido os últimos dias, de vida de Laura.
Desse dia em diante para Mártin, a vida não tinha mais graça,