Relat Rio Quimica
Patrícia Pereira da Silva RGM:1527206-1
Março/2015
- RELATÓRIO DE QUÍMICA
POLARIDADE E SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS
Objetivo:
1.Observar através de procedimentos experimentais que algumas substâncias são formadas por moléculas polares e apolares.
2.Verificar a solubilidade de alguns compostos, constatar que a natureza iônica, polar ou apolar, de uma substância influi na sua solubilidade em determinados solventes.
Introdução: Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
Se uma molécula tem dois átomos que "puxam" os elétrons com a mesma força essa molécula é apolar, pois não há formação de centros que concentram carga positiva e negativa. Se molécula é composta por átomos que puxam os elétrons com forças diferentes, ocorre a formação de pólos e então se diz que a molécula é polar. Dessa forma podemos atribuir que se o número de nuvens em volta do átomo central for igual ao número de átomos centrais que a cercam, a molécula é apolar, caso contrário é polar.
Materiais utilizados:
3 buretas com suporte
3 bequers bastão de plástico acetona tubo de ensaio bagueta NaCl (sólido) benzeno garra espátula óleo mineral parafina Procedimento experimental
Colocar em uma bureta água, em outra alcool e em outra benzeno (com um béquer em baixo de cada bureta).
Deixar escorrer um pouco de água, atritar a caneta contra a flanela e colocar perto de onde escorre a água para ver se a água é atraída ou não. Repetir o procedimento com o alcool e o benzeno.
Enumerar 12 tubos de ensaio. Utilizandos as buretas adicionar 3- ml de cada um dos solventes em três tubos de ensaio.
-Em tubos de ensaio com solventes, misturar 3 gotas de óleo mineral em